Sunday, April 16, 2006


16 Blocks

Starring:
David Zayas, David Sparrow, Bruce Willis, Dante 'Mos Def' Smith, David Morse
Directed by:
Richard Donner

è mais que obvio que Donner, um dos maiores pilares do cinema de acção das ultimas decadas entrou em derrapagem de carreira, se por um lado "timeline" se traduziu num floop considerável, a tentativa de voltar ao policial mais cru e negro também nao se pode dizer que foi traduzida em grande exito com este 16 blocks.
Desde logo o registo algo monocordico do filme que nunca traduz a vivacidade e o movimento necessario neste genero para incutir um interesse elevado nos espectadores. Depois a repetição do tema, não estamos ja fartos de filmes sob policias corruptos motivados para destruir as testemunhas, ainda para mais quando nada de novo é adicionado aos ingredientes habituais.
Depois as personagens algo desligadas, pouco afectivas, mas que rapidamente parecem ser vinculadas. Ou seja parece claramente que Donner optou por ir de encontro a um genero quase infalivel, com a sua experiência e dinamismo não falha mas fica muito longe do acerto de outros titulos.
A seu favor os constantes truques para enganar o espectador, tb eles habituais neste tipo de filmes, contudo mais vivos e com mais significado neste, tendo em conta em primeiro o seu elevado numero e depois a sua imprevisibilidade. Demonstrando que Donner queria fazer um filme inteligente, e talvez o tenha conseguido mesmo que tenha falhado o seu objectivo principala acção.
A nivel de realização a idade de Donner já nao lhe permite grandes aventuras, sendo simples passando despercebida no filme.
Quanto ao cast, se Willis demonstra uma necessidade de mudar de registo para algo mais cansado e condizente com a sua idade, Mos Def toma conta de todas as cenas com a capacidade de por um lado irritar com as suas falas em demasia mas por outro capaz de transmitir grande intensidade emocional nas suas expressões faciais. Por fim referir tb David Morse, normalmente muito bem em papeis onde as suas qualidades humanas são desprezadas.
Enfim um filme academicamente simples que pouco trará de bom para a obra de Donner (nem mesmo economicamente podemos dizer que este filme foi bem sucedido), contudo a nivel critico tb não ira denegrir a imagem bem criada que hollywood tem deste senhor dos filmes de acção.

O Melhor: Os twists por vezes tão previsiveis que acabam por surpreender

O Pior: O ritmo muito calmo para um filme que exigia mais movimento

Avaliação C+

No comments: