Monday, April 07, 2025

A Minecraft Movie

 Em plena pascoa eis que surge a primeira esperada batalha comercial do ano entre a Walt Disney com a sua branca de neve e esta aventura baseado no videojogo mais famoso do mundo, com a chancela da WB. Depois do falhanço do primeiro existia algumas dividas em que como iria resultar este projeto, mas comercialmente percebeu-se rapidamente que iria ser o filme que iria chamar os mais pequenos todos ao cinema, e os primeiros resultados sao estrondosos apesar das limitaçoes criticas de um filme que nao quer complicar.

As adaptaçoes de jogos ao cinema nao tem uma historia de sucesso principalmente nas componetes mais adultas. Contudo nos mais pequenos já Super Mario tinha funcionado na bilheteira, Sonic igual e agora temos o sucesso total desta aventura Minecraft que tenta criar o filme possivel, em termos de argumento tendo em conta as personagens do jogo e acima de tudo a sua estetica e o filme funciona onde tem de funcionar visualmente, mesmo que em termos de argumento o filme fica muito a desejar, nunca sendo realmente engraçado.

O filme e claramente um filme infantil ou juvenil, nota-se algumas piadas para adultos, muito isoladas que pouco ou nada trazem ao filme, no resto temos os mundos, os poderes, as personagens sempre muito associado ao visual do jogo, sem que queira mais que isso em nenhum dos pontos, é absurdo mas e fiel ao jogo e seria isso o esperado de uma adaptaçao de um jogo de tanto sucesso.

Fica a sensação que a sua formula basica fara outros filmes, a post credit scene ja exibe uma das figuras mais conhecidas do jogo que ficou ausente deste filme. O tom nao deve mudar muito, num estilo quase de animaçao para os mais pequenos, mas fica a ideia que as grandes produçoes tem algum medo em arriscar nos guiões devido ao insucesso de abordagens mais atualizadas.

O filme fala inicialmente de Steve e como o mesmo acabou por ficar em Minecratf o seu mundo, agora visitado por quatro estranhos humanos que acabam por encontrar o portal para entrar naquela dimensão e tentar encontrar uma forma de regressar para casa.

O argumento do filme é basico do primeiro ao ultimo minuto, nas personagens, que talvez sejam demasiado introduzidas para o que o filme as aproveita, no guião, nada impactante, e mesmo no humor algo ligeiro para os dias de hoje, um filme com uma historia limitada ao minimo.

Na escolha para a realizaçao do projeto depois da saide de Levy em conflito ideologico com os criadores do jogo surgiu Jared Hess, um realizador de filmes comicos de estudio, que depois do estrondo do seu primeiro filme teve dificuldade em que o seu humor vingasse em Hollywood. Tem aqui a oportunidade de estudio que utiliza com fidelidade ao conceito.

No cast o filme vai a procura do absurdo na personagem, Jack Black leva Steve para ele mais que o contrário, mas percebe-se que o filme quer isso. Ao seu lado Momoa disparatado tentando a piada fisica, mas que nao e propriamente dificil para ele, os restantes ficam a porta do filme.


O melhor - As animaçoes ligadas ao jogo

O pior - A historia e mesmo o minimo basico exigido


Avaliação  C

No comments: