Tuesday, November 07, 2023

The Nun II

 Cinco anos depois do universo Conjuring ter tido mais um capitulo sobre o terror da freira eis que surge a sequela, num universo de terror criado por James Wang que tenta com os seus braços ganhar dinheiro para os seus produtores, em filmes que apenas conduzem entre si diferentes encarnações do mal, sendo a freira uma das mais mediaticas. Este segundo filme em termos criticos seguiu as pisadas do seu antecessor com avaliações negativas, sendo que comercialmente os produtos continuam a vender bem o que quer dizer que não vai ficar por aqui.

Sobre o filme podemos dizer que é um filme que vai buscar os dois elementos basilares do primeiro filme, o que acaba por ser a consistencia necessaria narrativa minima que uma sequela deve ter, contudo no que diz respeito a historia em si, a mesma é quase inexistente e temos apenas um conjunto de personagens fechada num espaço e uma encarnação do mal a criar imagens de terror fortes, mas com uma consistencia narrativa proxima de zero.

A ideia que fica e que o filme tem imagens assustadoras, embora não faça em momento algum o espetador saltar da cadeira, preferindo o lado grafico, acima de tudo potenciado pela imagem de terror significativo que a Freira Maldita consegue ter. De resto muito pouco principalmente pensando que o universo Conjuring tem diversas pontas narrativas que neste filme nem sequer sao abordadas.

Como muitos titulos de hollywood, principalmente no que diz respeito a terror temos o desgaste completo de um franchising logo no segundo filme. A ideia que a imagem assusta e verdade, mas isso não deveria colocar de lado a tentativa de fazer um filme com uma historia consistente ou pelo menos algo com um corpo fixo, porque temos dificuldade em recolher alguma coisa de significativo numa historia tao rudimentar como esta.

A historia segue duas freiras, uma delas depois de ja ter tido contacto com o espirito maligno, que ve que o mesmo regressou a uma escola de noviças, apostada em levar a cabo a tomada de poder do mal naquele meio.

O argumento e simplesmente inexistente, as personagens são meros figurantes de um espetaculo visual sem corpo narrativo que o une, e ficamos na duvida do final que o filme quer ter. Num filme que faz parte de um universo cinematografico de terror, soa a muito pouco o que a historia trás.

Na realização do projeto substabeleceu estes spin off do original em alguns homens de sua confiança entre os quais Chaves, que ja teve a seu cargo um dos filmes da base central. E indiscutível que o mesmo saiba gerir bem as imagens, talvez pelo seu passado nos videoclipes, mas como centro estrutural fica muito a desejar.

No cast muito pouco de revelante o filme tem com personagens pouco construidas que esperam a chegada da figura central, ou seja o espirito visualmente interessante, e que tem os poucos bons momentos dos seus interpretes nessa interpretaçao fisica. O terror nao e um filme de grandes interpretaçoes e este não foge a regra.


O melhor - Esteticamente tem bons momentos.

O pior - O argumento, a historia não existe


Avaliação - D+



No comments: