Friday, March 02, 2012

My Week With Marlyn


Talvez ainda seja muito cedo para fazer um biopic sobre a vida do maior icon sensual de Hollywood nao so porque os dados relativamente à sua vida ainda são escassos mas acima de tudo porque e dificil concluir. pese embora este ponto e pela mão de um tradicional britanico surgiu a primeira tentativa de a retratar, embora so durante uma semana é certo. Mas o filme que tem tanto de estranho como de arriscado acabou por ganhar e mesmo sendo ingles conseguiu nomeaçoes para os seus actores principais coroando com uma serie de premios a jovem Michelle Williams. Em termos comerciais o valor do filme era mais duvidoso, dai que o dinheiro conseguido e apenas um mero aspecto circunstancial.
Arriscar fazer um biopic sobre uma personagem tao ambigua como Marlyn nunca foi tarefa facil, e neste filme muito menos, tentar ainda para mais tentar reproduzir os seus traumas de produçao num contexto diferente ainda pior. E neste registo que o filme consegue tirar mais potencialidades ao aproveitar para fazer um filme sobre Marlyn sem nunca a desvendar, pelo menos na sua totalidade e aproveitar sim o efeito da sua personagem ou vida nos outros. A forma leve com que o realizador apenas quer situar o filme em pouco mais que uma semana e o grande trunfo do filme se por um lado esta toada mais suave torna o filme mais alegre e com outro espirito permitindo uma passagem pela comedia e o musical, por outro lado o seu caracter factual em termos de personagens nos da um exercicio responsavel, mas que ao mesmo tempo mais humano de pessoas que ficaram imortalizadas nos seus papeis.
Nao direi que sera um dos melhores filmes do ano, mas ao quebrar alguma rigidez do estilo BBC mesmo adoptando-o para si o filme e uma agradavel e surpreendente surpresa, mesmo que com o decorrer de si proprio se torne demasiado previsivel, sendo ao que nos supomos um dissertar sobre a convivencia com Marlyn.
Mas o aspecto mais fascinante do filme e a forma como o efeito Marlyn e trabalhado e transposto para o ecra como algo que nao se ve e muito menos se consegue entender, e daqueles segredos que o proprio filme guarda e usa como o seu maior trunfo.
O filme fala das dificuldades de Marlyn Monroe se adaptar com todos os seus tiques a forma de filmar de Lawrence Olivier ate que tudo fica mais facil com a ajuda de um ajudante de produção que se vai tornar fulcral na ajuda e adaptação do mito ao projecto.
O argumento e interessante por fazer de personagens famosas da historia do cinema, personagens de um filme e de uma narrativa em si, esse ponto acaba por ser a maior força de um argumento que consegue conciliar bem o que e conhecido das personalidades com o que o filme precisa para si.
A realizaçao nao e facil com uma imagem tao forte e estetica como Marlyn mas tudo corre bem preferindo um caracter mais tradicional mais britanico nao acaba por ser uma aposta perdida contudo tambem nao da mais brilho ao filme.
Williams e uma estrela em ascençao, e ao contrario de Monroe consegue ganhar espaço pela sua versatilidade dramatica, encaixando perfeitamente num filme diferente, nao direi que sera uma personagem dificil como nenhuma e no filme mas entrar num corpo nao esta ao alcance e Williams consegue isso como branaghan tambem.

O melhor - A suavidade com que não deixa cair o mito.

O pior -Continuamos a nao conhecer a estrela

Avaliação - B

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