Thursday, December 31, 2009

Brothers


Starring: Tobey Maguire, Jake Gyllenhaal, Natalie Portman, Sam Shepard, Mare Winningham
Directed by: Jim Sheridan

Jim Sheridan e um dos realizadores que de uma forma mais realista consegue contar historias sobre conflitos sejam eles de que indole for. Depois de uns anos afastado regressa com uma historia sobre um drama de guerra familiar com um cast jovem de valor conceituado. As expectativas nesta altura seria sempre de alerta de premio, contudo as primeiras valorizaçoes apesar de muito positivas nao deverao chegar para este se intormeter neste mesma corrida, ja em termos comerciais bons registos, apesar de nao serem entusiasmantes.
Brothers e um filme competente de personagens, que aposta tudo da forma como esta interagem e na forma como reagem entre si, contudo e um filme que nos parece desde logo pouco desenvolvido em quase todos os seus pontos, faltando-lhe profundidade nao so em termos narrativos mas acima de tudo em termos de alcance, optando quase sempre por atalhos na sua forma o que nao resulta para conduzir o filme para outros valores.
Mesmo assim estamos perante um drama intenso com o foco na forma como o pos guerra e as vivencias em campo de batalha podem se transpor para outros niveis, mais concretamente em termos idologicos e de personagem capaz de abanar a mais sustentada relaçao familiar.
A determinada altura ficamos com a sensaçao que a personagem caminha para um labiritnto sem saida, e com mais alguns minutos de filme certamente seria o que iria acontecer, mas o filme perfere terminar algo abruptamente.
A historia fala do relacionamento de dois irmao e da esposa de um deles, quando a familia tem que a reagir a alegada morte de um deles, em guerra, contudo esta nunca aconteceu e este volta mais violento e desconfiado do que nunca.
O argumento e forte em termos de construçao e introduçao de personagens, contudo parece nunca evoluir ao nivel que estas permitem, e isso limita o filme, que mesmo assim tem momentos interessantes e intensos, mas a sua envolvencia poderia e devia ser superior.
A realizaçao de sheridan nao e deslumbrante mas e madura e eficaz, nao e das realizaçoes capaz de nos colocar de boca aberta mas atinge os pontos mais faceis.
O cast traz.nos Maguire mais activo e versatil, apesar de cair por diversas vezes em overacting, contudo pode abrir prespectivas de uma carreira diferente para o jovem actor, Gyllenhall menos vistoso, e Portman a encaixar plenamente nas necessidades limitadas do papel.

O melhor - A intensidade das personagens

O pior - A pouca profundidade narrativa que o filme adquire

Avaliação - -B-

No comments: