Sunday, December 28, 2008

Transporter 3













Starring:Jason Statham, Natalya Rudakova, Francois Berleand, Robert Knepper, Jeroen Krabbe
Directed by:Olivier Megaton


Transporter e uma das sagas mais rentaveis do cinema europeu, que conseguiu ao ritmo do mediatismo do seu protagonista ganhar um espaço proprio e ser em determinados momentos o espelho do cinema tipico de Besson, ou seja poucas falas, e muita acção, sendo de gratificar o facto de conseguir 3 filmes, o que nem sempre e facil tendo em conta que estamos a falar de produçoes maioritariamente europeia. Contudo se criticamente o fenomeno das sequelas de menor valor nem foi tanto notado ja que o filme conseguiu ate ser mais valorizado neste particular do que o seu antecessor, ja do ponto de vista comercial, foi obvia a desacelaraçao, ao qual nao tera sido indiferente por um lado o curto intervalo de tempo relativo do seu antecessor, bem como a epoca do ano, escolhida onde teve de combater uma concorrencia bem mais forte, tendo por isso piores resultados, que poderao inclusive ter colocado um ponto final ao franchising.


Esta saga tem a seu favor e das suas sequelas, a simplicidade de processos que faz com que a permissa nao se altere muito de filme para filme e que este ponto nao a faça perder, nem tao pouco defraudar os seus fãs, contudo a simplicidade tambem faz com que nunca fiquemos plenamente entregues a um filme, basico simples, que consiste na permissa do lado bom e mau, e em multiplas presseguiçoes e sequencias de luta. E neste particular e com uma maior desposiçao de meios o filme foi evoluindo, as sequencias de acçao sao cada vez mais vistosas, e ocupam cada vez mais tempo do filme, bem como as sequencias de luta que ja podem fazer frente ao que visionamos em filmes de artes marciais. A imagem do protagonista e um filme de poucas falas, com bom ritmo que se cumpre a pouco, e por isso nao tem dificuldades em realizar os seus procedimentos minimos, contudo nao tem capacidade para ir mais alem nem que seja porque o proprio conceito do filme nao o permite.


A historia traz.nos de novo o condutor mais rapido da canal + que nao tem descanso e ve se envolvido na transiçao de uma estranha ucraniana no qual nao se pode afastar do seu veiculo caso contrario explode, vindo-se envolvido no meio de uma organizaçao criminosa letal.


O argumento segue a linhagem e o formato dos filmes anteriores, sem grandes pontos a acrescenter, chegando mesmo a simplificar alguns processos, tudo e simples, e tudo e redutor, as personagens sao peças de videojogos, e pouco mais. Nao e um poço de creatividade contudo nao se aniquila com esta opçao


Na realizaçao um novato que contudo com a protecçao de Besson nao tem dificuldades em tirar melhor proveito das potencialidades de uma produçao com mais investimento, tem sequencias de acçao bem filmadas e o filme consegue de uma forma mais elaborada fazer uso dos proprios pontos centrais, velocidade e confronto fisico.


No cast, Sthatam e como um peixe na agua nos papeis de duro que pouco fala e bate muito, ja que nao deixa transparecer as muitas limitaçoes a outros niveis que tem, tornando.se num novo icon do cinema de acçao de baixa qualidade, quanto a sua colega de cast, uma beleza mais exotica podia ser requerida, ja que o unico ponto em jogo e a sensualidade e esta e discutivel. No papel de vilao uma aposta de pouco risco ja que Knepper muito ligado ao perfido papel interpretado na serie Prison Break acaba por ser um vilao por natureza


O melhor - Nao complica e assim nao defrauda os fãs


O pior - e filmes iguais em quase tudo



Avaliação - C


1 comment:

Anonymous said...

Some individuals are paying 1000s of dollars
to get their websites built for them. In the information and design towards the key phrases and
each day maintenance, choosing to go this route can really
break the bank.

my web page: spirulina