Tuesday, August 01, 2023

Hidden Strike

 Um filme que reune dois herois de ação de primeira linha como Chan e Cena tem tudo para ser um objeto preferido dos amantes de filmes de ação puro. Numa produçao chinesa a qual foi divulgada em termos internacionais pela Netflix, temos um filme de desgaste rapido, que criticamente ficou longe do sucesso, muito proximo do habitual no estilo de Chan e comercialmente duas figuras tão mediaticas resultarão certamente em muitas visualizações do conceito.

Sobre o filme podemos dizer que é o filme esperado que reune Cena e Chan numa dupla de herois de ação. O filme tenta ir buscar o lado fisico de cada um deles, com o aspeto mais descontraido que acaba por ser o territorio onde principalmente Cena tem estado mais funcional. O problema do filme é que para alem de uma intriga de açao limitadissima, o filme não reune mais nada e trás-nos talvez a pior produçao CGI que tenho memoria, exagerada, pouco realista, dando sempre a impressão que tudo foi filmado em tela verde.

Claro que nos dias de hoje a procura por dolares faceis é cada vez mais um objetivo de produtoras, que querem poucos custos, para depois fazerem render o peixe num outsourcing para plataformas de streaming, ganhando todo lucro. Numa pos produção dificil que deixou o filme muitos anos na prateleira, deixou amadurecer o maior desempenho de Cena comercialmente para se comercializar, embora fique um pouco fora de tom este filme para o que habitualmente temos visto no ator.

Por tudo isto fica a ideia que se trata de um filme básico, com muitos poucos elementos bem trabalhados, que é totalmente danificado por uma produçao que exagera num CGI de pessima qualidade que parece que nos leva para um mau video jogo de minuto em minuto. Nem a presença e o carisma mais que vincado de ambos os atores consegue salvar um filme onde fica a ideia clara que os dois estão em fases e fulgor distinto das suas carreiras.

A historia segue dois indivíduos mercenarios que são contratados para tarefas diferentes junto de uma refinaria chinesa, que contudo acaba por levar ambos para o mesmo espaço, numa luta por sobrevivencia dos seus familiares, e acima de tudo na procura de colocar em causa as ambiçoes de uma organização terrorista.

No que diz respeito ao argumento, tudo é muito rudimentar, desde a forma como as personagens são mais do mesmo neste estilo serie B, mas também na forma como a intriga e potenciada para as sequencias de ação, já que tudo o resto e trabalhado pela base minima.

Na realizaçao do projeto temos Scott Waugh realizador de produçoes de estudio de ação, sem qualquer registo brilhante, sendo um tarefeiro de ação. Aqui o exagero e o pouco do realismo do CGI, num exagero disparatado mancha por completo o seu desempenho e por isso podemos dizer que temos aqui uma daquelas manchas negras em qualquer carreira.

No cas Chan está numa fase descrescente enquanto heroi de açao, e necessita de cada vez mais apoio visual. Cena esta no epicentro da sua carreira, embora fique a ideia de muito melhor desempenho cómico do que em ação, mas o filme pouco ou mais exige aos seus protagonistas que a sua presença. Nota se também o pouco desenvolvimento de Asbaek que continua a ser o simples vilão de filmes de segunda linha.


O melhor - Cena funciona no humor.

O pior - O pessimo CGI


Avaliação - D+



No comments: