Saturday, February 14, 2009

The Spirit


STARRING

Gabriel Macht, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Eva Mendes, Sarah Paulson, Jaime King, Paz Vega

O grande problema de um conceito inovador em Hollywood e que cada vez mais assistimos a replicas e que estas com o passar de filme para filme vão perdendo qualidade. E obvio que Sin City surpreendeu muita gente e acima de 300, e que isto possibilitou a Frank Miller se tornar quase num visiunarium do cinema, mas como em cada novo idolo a queda e uma possibilidade eis que The Spirit o segundo filme criado pelo autor como realizador, e o primeiro a solo, e o primeiro cuja a historia de base não e sua, tornou-se num dos maiores floops do final do ano de 2008, quer do ponto de vista critico, aonde avaliações extremamente negativas, nao permitiram grande margem de progressao ao filme, e tambem do ponto de vista de bilheteira, onde apesar de uma boa estrategia de markting nao conseguiu ombrear com os grandes filmes da epoca natalicio acolhendo resultados desastrosos.
The Spirit de Miller acaba por so herdar a creativa qualidade grafica, é espantosa a forma como o autor consegue transpor para o cinema a sua forma de ver historias quase ezquizofrennica numa multidimensao cheia de cores e jogos de luzes, nao e um filme normal e daqueles filmes que a primeira imagem fica para a eternidade, e singular. Mas e o unico de bom que retira dos filmes anteriores de Miller, tudo o resto se resume a uma paranoia do criador, quer na forma exagerada que caracteriza fisicamentente e nao so as suas personagens, muito fraco para um filme com qualquer tipo de objectivos, ate uma linhagem narrativa disparatada sustentada num heroi pouco carismatico mais absurdo do que corajoso, num exercicio de excentricidade quase lunatica. O filme e todo ele uma desilusão o espirito cool de Miller fica submerso numa imensidão de exoterismo e paranormalidade, a rebeldia fica circuncrita a uma ou duas frases da mesma personagem, o estilo BD esse sim esta presente, mas cedo reparamos que e daquelas BDs igual a todas as outras com um vilão de baixa qualidade e uma serie de sequencias interligadas a cola de fraca qualidade
A nivel produtivo ate podemos observar qualidade risco, mas a historia em si, caba por rapidamente colocar o filme na prateleira dos disparates cinematograficos do ano.
O filme fala-nos de mais um super heroi, Spirit um imortal que guarda a cidade dos seus vilões, uma especie de batman com mascara, e que tem como inimigo um perfido Octopus, e uma imensidão de mulheres a seus pes
O argumento tambem a cargo de Miller demonstra bem a dificuldade do criador em adaptar historias que nao sao suas de base, rapidamente se percebe que reduz a personagem a uma linearidade deprimente e que as sequencias nao conseguem avançar muito por culpa desta limitaçao, depois o desenvolvimento da historia tambem nao nos parece o mais feliz, mesmo que a historia de base seja ela tao limitada que acabe tambem por limitar o restante
Miller como realizador vai ficar conhecido pelo ecra azul que tanto gosta de utilizar para dar aso a sua imaginaçao de cenarios neste filme mais uma vez o filme ganha com isto, e principalmente com o jogo de luzes, torna o filme peculiar e singular e torna-o vistoso, sem a seguranaça principalmente de Sin City, Miller com as historias certas podera se tornar num paradigma cinematografico porque autoria ja ele tem
O cast nao e tao recheado como Sin City nem em nomes nem tao pouco em qualidade Match e quase um desconhecido, e nao consegue empregar nem ritmo nem carisma a um papel com sede dessas mesmas caracteristicas, encontra-se escondido pela mascara da personagem nunca a conseguindo sobrepor. Jackson e um vilao demasiado mal construido demasiado preso a tiques habituais, nao se enocntrando ao que dele se espera, neste tipo de papeis. Depois uma serie de actrizes mais bonitas de que talentosas, em papeis onde a sensualidade e o unico requesito, e onde apenas Mendes se consegue sobressair, e uma Johansson a precisar rapidamente de rever a sua carreira para nao cair em malhas das quais dificilmente conseguira sair.

O melhor - O espirito de Miller

O pior - A pobreza do argumento e historia

Avaliação - C-

No comments: