Sunday, July 01, 2007

Live Free or Die Hard


Starring:
Bruce Willis, Timothy Olyphant, Maggie Q, Jeffrey Wright, Mary Elizabeth Winstead
Directed by:
Len Wiseman



Um dos regressos mais aguardados do ano, estava previsto para o quarto capitulo desa saga de acção com lugar reservado nos adeptos de filmes deacção puros, mas acima de tudo pelos fanaticos de boas personagens, onde John Mclane esta nos primeiros lugares. As expectativas eram altas ja que existe uma legiao de fas da saga, e o risco grande, um filme demasiado deslocado do tempo relativamente aos seus antecessores, e um actor numa forma fisica algo diferente daquilo a que nos estavamos habituados. O filme so recentemente estreou, na politica de estreias mundiais, as primeiras criticas apontam para um filme forte, carregado de boas imagens e um guiao coerente e que é um digno representante da serie, surpreendendo algumas duvidas que rodeavam este lançamento, a nivel de bilheteira, por sua vez, os resultados apesar de consistentes parecem saber a pouco, que nao sera indiferente o facto do intervalo entre os filmes ser demasiado elevado, e a maioria dos jovens pouco ou nada sabes sobre o que realmente vale die Hard.


Os filmes desta saga, estao e estarão sempre ligados a forma como Bruce Willis, os aborda, os contextos mudam, mas a personalidade de McLane, mantem-se e e nela que reside toda a riqueza e o culto do filme. Adjacente a este aspecto existe uma construção de sequencias de acção fortes, a que se possivel se reune ou não um vilão de peso, tb ele com uma personalidade forte para combater com o nosso heroi. E se nas primeiras partes o filme esta ao nivel do que melhor nos habituou Die HArd. McLane esta no seu melhor, quer do ponto de vista de acção quer do seu ponto de vista comico, sempre alimentado pelos dramas familiares marco destes filmes. As sequencias de acção atingem niveis muito elevados, quer no contexto da saga, mesmo no contexto do que estamos habituados a ver nos filmes de acção. Muito tiro, fogo, carros a voar, num conjunto de imagens espetaculares, que agrupa um filme narrativamente positivo, com uma boa conjugação de imagens.


Contudo o filme falha no ultimo aspecto, o vilão parece-nos pouco imponente, parece um miudo num filme de adultos sem o carisma que necessitava este filme, nao por culpa do actor que nos parece capaz de melhor, mas por uma contrução minimalista, que faz, com que tudo se torne e acima de tudo se prespective muito facil para o heroi.


Enfim, um filme que é um bom ressurgimento da serie e acima de tudo um dos melhores titulos de acção, que se torna cada vez menos comum de assistir.


O argumento encontra-se bem enquadrado na tradiçao dos die hard, na forma como e contruida a narrativa, como vai introduzindo as personagens, com toques de classe, principalmente a introdução da filha de Mclane. as personagens continuam com a forma brilhante de interação da saga. Peca em outros aspectos, desde logo na forma como minimaliza os vilões, e acima de tudo na forma como não consegue ultrapassar a forma como os secundarios se escondem no filme. Mesmo assim o filme e bastante rico quer nas personagens, quer na forma como define o caracter dos mesmos.


A realização de Wiseman, para muitos o grande risco do filme, tendo em conta o curriculo mediocre do realizador, transformou-se numa das maiores surpresas do filme, e realização e de altissimo nivel, superando mesmo as expectativas mais positivas, as sequencias de acção atingem niveis brilhantes e excepcionais. Sendo a realização uma moleta de primeira para o filme.


Quanto ao cast, e pese embora o ja abordado relativamente a Olyphant, que sabe a desilusão, mas parece-nos mais por culpa do guião do que por inibiçao do actor, parece-nos que Willis, tem o papel da sua vida nesta personagem. Por sua vez Long esta ao nivel de WIllis, combatendo mas acima de tudo compartilhando com o veterano as melhores sequencias do filme.


Enfim um bom regresso para uma das melhores series de acção do cinema moderno.




O Melhor - O regresso de John Yuppii cai e.....




O Pior - O vilão de segunda num filme de acçao de primeira




Avaliação - B


1 comment:

Anonymous said...

A cena de confronto entre McLane e a vilã, apresenta uma falha na personagem da vilã. Primeiro aparece despentiada e toda suja, dois segundos depois já aparece com ganchos a segurar o cabelo a toda limpinha...
Mas gostei do filme, tem um bom enredo.