Thursday, January 19, 2006


Syriana -

Starring:
George Clooney, Matt Damon, Jeffrey Wright, Chris Cooper, William Hurt
Directed by:
Stephen Gaghan

Consegue o petroleo ser um dos motores do mundo? sem duvida! e de um filme? Pois bem é a esta pergunta que Syriana tenta responder, e depois da visualização a resposta continua por dar. Assim syriana tenta demonstrar o poder politico do petroleo, arriscando neste dificil campo, dando uma imagem de interesses e de corrupção bem fundamentados, contudo na minha opiniõa optou por um género de filme errado (o das historias paralelas), Este genero criado por Altman e tão bem seguido por Paul Andersson e Tarantino, cruza diversas historias em torno de um eixo comum, e este é o pressuposto deste filme, contudo o facto de esse eixo estar de tal forma mal sinalizado faz com que o espectador se perda no estabelecimento de sentido entre as coisas e acabe por não criar qualquer suspense e motivação, acabando o por os minutos apenas passarem.
Um parente pobre do magnifico "Traffic" (com semelhanças muito evidentes, ou nao fosse dos mesmos criadores), contudo com personagens muito pouco densas, que passam por completos desconhecidos do telespectador durante todo filme, e uma realização sem o brilhantismo conseguido por sodenbergh (concluido com o oscar da academia para melhor realizador). Assim podemos considerar Syriana um filme cujo o objectivo politico suplementou a história optando por fazer prevalecer uma moral. Apesar das grandes expectativas criadas em torno do filme, ele acaba por não as cumprir parecendo estes furos na historia e linearidade das personagens colocar pontos finais nas lutas pelos premios por parte deste filme, um dos principais objectivos.
No que diz respeito ao elenco, o filme é grandioso neste parametro, sendo dotado de um lote de grandes actores, bem aproveitados com particular evidência para George Clooney, com um dos grandes papeis da sua carreira, tentando se libertar da imgam de gala construida, bem secundarizado pela grande gama de actores. Por sua vez o argumento acaba por ser um dos pontos fracos do filme não conseguindo dar a ligação de cenas necessaria levando a um sentimento de perdição por parte do telespectador

O melhor: a coragem de colocar o dedo num assunto que apesar do senso comum poucas vezes e divulgado.

O Pior: Ao querer aproximar-se demais da politica acaba por se perder na historia fazendo com que quer as personagens quer a historia careça de grande densidade.

Avaliação C+

No comments: