Saturday, January 21, 2006


Shopgirl - Uma rapariga cheia de Sonhos

Starring:
Steve Martin, Claire Danes, Jason Schwartzman, Bridgette Wilson-Sampras, Frances Conroy
Directed by:
Anand Tucker

Se por um lado Hollywood quase não reage perante a estreia de um novo filme de Steve Martin como Actor, por outro costuma aguardar com grande expectativa quando este complementa esta sua faceta com a de autor, reconhecidas e aperciadas que são as suas capacidades como criador de histórias. Contúdo se na sua obra de estreia "bowfinger" a recepção esteve longe da ideal, com "shopgirl" (o seu romance mais conceituado) as criticas voltaram a não ser unanimes e não conseguir a receptividade que as expectativas previam.
Neste filme Martin toma as redeas total do filme conciliando as tarefas de actor, produtor, argumentista e narrador, num filme que se centra num triangulo amoroso de três desadaptados, Uma jovem operadora de loja sem qualquer vida social e que se vesta como se tivesse 50 anos, um milionario de 50 anos que tem medo de investir no amor verdadeiro, e um pobretanas com grande ego, que nao tem qualquer motivação na vida. Aos poucos as aventuras e desventuras vão acontecendo a um ritmo vagaroso acentuando o carater solitario e inadaptado das personagens. O filme apesar de longe dos argumentos de "true and pure love" de Holywood está bem montado tendo o principio de base bastante aliciante (ou não fosse baseado num best seller literario), sendo um dos pontos fortes do filme, contudo alguma indefinição no registo acaba por ser prejudicial, ja que o espectador acaba por entrar numa contradição constante entre o tom dramático do filme e o humor subjacente, ficando por se definir os sentimentos motivadores do filme. Mesmo assim estamos perante uma obra interessante apesar de poder ter ido mais além, contudo penso que os objectivos do filme (entrada na corrida pelos prémio) não são ajustados ao seu conteudo ja que não estamos mais do que perante um filme simples e interessante.
O cast acaba por ser bem sucedido, principalmento por Danes e Schwartzman, continuando diversas interrogações relativas ao porque de Martin continuar a insistir em si proprio, já que é quase ponto assente em hollywood que este ganharia mais se se dedicasse unica e exclusivamente a produção (tal como Woody Allen que esta claramente nas fontes de inspiração de Martin).

o melhor. a ideia de base do filme centrando o filme em desajustados, e as particularidades resultante da condição das personagens.

o pior. Apesar de tudo esta longe dos filmes de autor deste género, apesar de interessante podia ter ido bastante mais longe, e claro Steve Martin o actor

Avaliação B-

No comments: