Tuesday, January 17, 2006


The Constant Gardener- O Jardineiro Fiel
Directed byFernando Meirelles

Ralph Fiennes
Rachel Weisz

Existe uma componete no cinema que se une à politica, pois bem esta é exemplificada na sua máxima potencialidade com este filme, ou seja, a tentativa de alertar e denunciar politicas duvidosas que nós escondemos por detrás das imagens tipicas de hollywood... Baseado num best seller, o filme acaba por ser uma transposição fiel do mesmo, ao qual se une uma marca de autor que começa a deixar rastos por Hollywood.
Ao contrario de outros exemplos Fernando Meirelles consegue fazer uma transposição para hollywood seguindo o registo do seu titulo de estreia o magnifico "cidade de deus", não se corronpendo pelo poder dos estudios, na venda de argumentos duvidosos.
A pergunta que se impera e é inevitavel, é "esta o fiel jardineiro ao nivél de cidade de deus?", a resposta tem de ser não, primeiro porque o tema exige uma profundidade que nao permite que o filme atinga o ritmo da obra de estreia, por outro, e salvaguardando desde logo a reconstituição cultural produzida por Meirelles, este não é originario deste espaço, o que de alguma forma não permite um filme tão intenso e tão real, mesmo assim acaba por ser neste ponto, ou seja na recriação e transporte para a realidade africana que o filme tem o seu maior trunfo, já que esta adaptando o estilo do titulo previo do autor e dotado de um realismo impressionante.
No que diz respeito ao cast, também aqui Meirelles jogou pelo segundo optando pelo sempre eficaz e sóbrio Ralph Phiennes, apostando na "luminosa" Rachel Weisz para o papel de Tess, escolha muito bem efectuada e que já cultivou alguns prémior para o filme incluindo o recente Globo de Ouro para melhor actriz secundaria. A realização mais uma vez prima pelo realismo, demonstrando confirmar o talento evidenciado e surpreendente de "City of God"
O argumento do filme como todas adaptações e extremamente rico e complexo, ao qual o final shakespeareano assenta que nem uma luva, apenas pecando um pouco no cliche final do funeral, ja visto em filmes de menor dimensões como "Cruel Intentions".
Assim o fiel jardineiro assume-se como um dos grandes filmes do ano confirmando o valor de fernando meireles, e permitindo esperar voos ainda mais arrojados para ele. este filme estara certamente na onda dos prémios onde pode nao sair vitorioso ja que falta algum viruosismo necessario para estas batalhas.

O melhor: a recriação mais uma vez fantastica de Meirelles que nos tele transporta para a cultura de origem do filme durante 2 horas

O pior: a incontornavel comparação com o primeiro filme de meirelles , claramente superior, onde este fica a perder em quase todos os aspectos, ou nao fosse Meirelles originario da cidade de deus

Avaliação - B

No comments: